cúmulo-nimbo - définition. Qu'est-ce que cúmulo-nimbo
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est cúmulo-nimbo - définition

Nuvem carregada; Cumulonimbo; Convectivo; Cumulo nimbus; Cúmulo-nimbo; Nuvens carregadas; Cumulus congestus
  • 25px

Cumulonimbus         
Um cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus, é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. Tipicamente, surge a partir do desenvolvimento de cúmulos que, por ação de ventos convectivos ascendentes, ganham massa e volume e passam a ser cumulus congestus e, no auge de sua evolução, torna-se um cúmulo-nimbo, quando atingem mais de quinze quilômetros de altura.
nimbo-cúmulo      
s.m.
-met nuvem ger. escura e carregada, que prenuncia o trovão, a tempestade, e que, por causa dos cristais de gelo, toma uma forma que lembra a de torreões superpondo-se uns aos outros sob uma espécie de véu de aparência fibrosa; cúmulo-nimbo
-gram pl.: nimbos-cúmulos e nimbos-cúmulo
cúmulo-nimbo      
s.m.
-met m.q. nimbo-cúmulo
-gram pl.: cúmulos-nimbos e cúmulos-nimbo
-etim cúmulo acp. met + nimbo (lat. nimbus,i 'nuvem carregada de chuva'); ver cumul- e nimb(i)-

Wikipédia

Cumulonimbus

Um cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus, é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical, está diretamente associada com a ocorrência de tempestades com raios, trovões, chuva forte, ventos fortes, granizo e tornados. Tipicamente, surge a partir do superdesenvolvimento de nuvens cumulus que, por ação de ventos convectivos ascendentes, ganham massa e volume e passam a ser cumulus congestus, depois

a cumulonimbus, quando atingem mais de quinze quilômetros de altura. Uma de suas principais características é o formato de bigorna (cirrus spissatus) que forma-se em seu topo (cerca de 20km de altitude), resultado dos ventos da alta troposfera. Tipicamente produzem muita chuva, principalmente durante os meses mais quentes do ano. Células de cumulonimbus isoladas possuem um tempo de vida médio de 30 minutos a 1 hora. Classificam-se em dois tipos principais, cuja diferença é o seu formato superior, enquanto que características peculiares ganham denominações especiais.

Este tipo de nuvem frequentemente associa-se a eventos meteorológicos extremos, como a ocorrência de tempestades com muitos raios e chuva volumosa, além de granizo e neve. Podem ocorrer isoladas, em conjunto (formando multicélulas) ou associadas à frentes. Uma cumulonimbus, ao atingir o extremo de seu desenvolvimento, se transforma em uma supercélula que, por sua vez, é responsável por eventos meterológicos muito extremos, como fortes chuvas, grande queda de granizo, muitos raios, fortes ventos e tornados.